segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Depoimento/Relato de experiência com a leitura e a escrita


Ah! Lembro-me como se fosse hoje... Meu primeiro dia de aula. Confesso que chorei, pois não queria  me separar da minha mãe. Foi difícil a adaptação, mas depois tudo fluiu muito bem, novas amigas, uma professora amorosa. A cartilha “Caminho Suave” fez parte da minha vida e acredito que também de muitos colegas. Cadernos de caligrafia, lições de casa, horas de estudo com o meu pai ao lado e a alfabetização aconteceu e abriu portas para um mundo novo e encantador.

Tantos são os livros que fizeram parte da minha infância e início da adolescência como “A ilha perdida”, “A droga da obediência”, “ A marca de uma lágrima”. Até hoje me lembro da emoção de viajar por essas páginas. Tudo isso me fez gostar da leitura e querer passar essa experiência adiante. Em relação aos meus sobrinhos, sempre gostei de ler para eles. Todas as histórias infantis de princesas, herois. Adorava fazer uma leitura dramatizada e ver a expressão no rostinho de cada um. Lia, repetia, até secar a garganta. Nossa! Quanto fôlego uma tia tem que ter.

Todo esse entusiasmo pela leitura estendo para a sala de aula. Sinto-me realizada quando consigo estimular meus alunos na arte de ler. Onde leciono há um projeto maravilhoso que  participo desde 2003 e, a cada ano, um livro é lançado em nossa escola com textos produzidos pelos alunos. Lançamos um tema, trabalhamos durante o ano e o nosso produto final, o livro, surge e distribuímos gratuitamente na comunidade durante uma grande festa com direito a sessão de autógrafos dos jovens escritores.

O nosso tema gerador do projeto foi:

Leitura = prazer + conhecimento

É um lema que acredito e aplico na minha vida pessoal e profissional.

Um comentário: