terça-feira, 16 de outubro de 2012

Relato de experiência com leitura e escrita


MÁRCIA GIMENEZ BONATELLI
Venho de uma família humilde que, embora valorizasse muito o estudo, nunca teve como propósito primordial a aquisição de livros. Mesmo assim meu gosto pela leitura despertou desde que eu era muito nova, pois tive a sorte de ter tido professores inspiradores.
Estudei numa escola simples e a biblioteca era muito pobre, mas tinha um ônibus biblioteca que visitava a escola uma vez por mês, era uma parceria que a escola tinha com a prefeitura. Eu ficava contando os dias para que o ônibus chegasse,assim eu poderia emprestar dois livros e renovar mais dois.Tive outras experiências com a leitura e a escrita.
Lembro-me de uma atividade que realizei na 3ª Série e que aumentou muito a minha dedicação com as atividades de leitura. Minha professora leu a história do "Chapeuzinho Vermelho" e nossa tarefa era reproduzir o trecho narrado, acrescentando um novo final, como ainda não tinha prática com a escrita resolvi com a ajuda de minha mãe produzir um livrinho com capa de papelão contando a história através de ilustrações, pois gostava muito de desenhar e pintar. Meu livro foi muito elogiado pelas professoras e pelos colegas.
Na 5ª Série minha professora de português pediu para que lêssemos os livros da série vagalume, nesta época eu já estudava numa escola maior e a biblioteca era mais completa. Lembro-me que comecei a ler essa coleção e fiquei encantada, quando percebi já havia lido todos os títulos do acervo da biblioteca.No colegial eu comecei a trabalhar  então comprei os livros que eram propostos para o vestibular, mas ainda tinha dificuldades financeiras para comprar todos os livros que eu queria ler.Hoje sou apaixonada pela leitura, tenho vários livros, eles são muito importantes para mim, não consigo me desfazer de nenhum. As vezes quando estou triste releio alguns títulos, e isso me faz bem.Tento hoje passar aos meus alunos a importância da leitura, pois através dela eles terão condições de escrever  e ler  com muito mais clareza e precisão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário